A

Apresentação

"O xamã, não se autoproclama. Ele é chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos, então é reconhecido pelas pessoas de sua comunidade."

23 de abril de 2012

A QUEM DIZ A VERDADE...

A QUEM DIZ A VERDADE... 


Os provérbios são transmitidos principalmente para instruir o povo que não lê, que não pode ler, seja porque motivo for ... ele precisa de noções fundamentais para se orientar no seu dia-a-dia, de princípios e normas para conduzir-se em conformidade com os ditames da sociedade e do mundo em que vive. A sabedoria contida nos provérbios, não é contudo prerrogativa do povo humilde, das pessoas de vida simples. O provérbio estende sua verdade a todo ser humano. A verdade difundida pelos provérbios é pré-existente na mente humana. Neste sentido,
ao dizer um provérbio, uma pessoa não ensina algo a alguém. O provérbio se ensina a quem o diz e a quem o ouve.


O provérbio ao ser atualizado, põe à luz algo que é verdade previamente existente na mente humana. O seu “estar prévio” na mente de cada indivíduo possibilita-lhe assim  a aceitabilidade universal. A verdade por ele traduzida estende-se no tempo e aos mais variados lugares, aplica-se a muitos homens. A par desta característica de pré-compreensão, o provérbio possui também um caráter histórico. Ele faz parte de uma antiga tradição. Por ele é transmitido o saber popular, fruto da experiência dos antepassados.


A sabedoria prática, contida nos provérbios, emana da experiência das pessoas mais velhas. Os velhos são depositários dos provérbios e, em sua sabedoria auferida no decorrer da vida, repetem às gerações mais jovens estas fórmulas transmissoras de saber.


Neste caso, e para não variar...


...alguns dos provérbios do Povo Nativo Norte Americano vão começar a aparecer por ai...


pois se:


A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás;


Mas só pode ser vivida se olharmos para a frente.


(Chefe Seatle - Tribo Sioux)