A

Apresentação

"O xamã, não se autoproclama. Ele é chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos, então é reconhecido pelas pessoas de sua comunidade."
Clique no Play e curta

Clique no Play e curta

26 de maio de 2015

ANIMAL DE PODER E AS 4 DIREÇÕES SAGRADAS DO XAMANISMO


Existem quatro animais de acordo com meu aprendizado juntos aos xamãs de várias etnias, que podem ser seu animal de poder e que também estão co-relacionados com as Quatro Direções Sagradas do Xamanismo. Essa co-relação não é ao acaso, tem um significado específico para isso. São eles:


BÚFALO – DIREÇÃO DO NORTE – ESPÍRITO DO AR


Os xamãs e índios norte-americanos chamam-no de Totanka. Considerado como guardião dos segredos, sabedoria ancestral, tolerante, procura a paz e defende sua prole.

Muitos animais são sagrados, mas para a maioria das tribos indígenas norte americanas, o búfalo é o mais sagrado entre eles. Sempre foi reverenciado como símbolo da abundância plena, o que nos lembra das preces de agradecimento ao Pai Céu (Grande Mistério) por tudo o que temos nesta vida.


O sinal que o búfalo nos dá é de que nada se consegue aqui sem a conexão com o Criador de todas as coisas (O Grande Espírito).

Representa a Sabedoria ancestral, espiritualidade, preces, paz, a ancestralidade e a conexão espiritual

O búfaloviaja no caminho espiritual do Ancião (Mestre), tem o poder da sabedoria. Indica o caminho dos sábios conhecimentos ancestrais. É o portal da espiritualidade. Como você se conecta!


ÁGUIA – DIREÇÃO DO LESTE – ESPÍRITO DO FOGO


A águia nos ajuda a ver a vida num contexto mais amplo, permitindo-nos tomar decisões e definir metas com clareza e objetividade.

A clareza mental, a iluminação, a visão ampla, invocada para poderes xamânicos, coragem, elevação do espírito a grandes alturas.

Um dos símbolos mais bonitos dessa poderosa ave é fornecido pelos índios pueblos: “Eles acreditam que a águia veio dos céus, com habilidade para passar por uma espiral através de um buraco no firmamento, ela veio de seu lar, o Sol. Ela nos mostra que devemos estar acima dos acontecimentos mundanos, vendo tudo de cima, de forma ampla, isso nos auxilia a abandonar os aspectos superficiais e ver realmente o tamanho que as coisas possuem”.


Para os xamãs, a águia é sempre um aviso de iniciação, limpeza mental, a luz que vem com o nascer do Sol. As penas da águia são consideradas o mais sagrado instrumento de cura e é sempre respeitada nas cerimônias, elas têm sido usadas durante séculos por xamãs para purificar as auras das pessoas que vem à eles buscando uma forma de Cura.

Representa a visão ampla e a clareza mental.

Viaja no caminho espiritual do Visionário. Indica o caminho do discernimento de ampliar seus recursos internos em todas as áreas da sua vida. É o portal da mente. Como você vê!


LOBO – DIREÇÃO DO SUL – ESPÍRITO DA ÁGUA


Para os povos Nativos, o lobo é o mais fiel dos guias animais, o símbolo do professor da tribo, encorajando-nos a enfrentar novas idéias e projetos. O lobo é um explorador de rotas, precursor de novas ideias que volta para tribo para ensinar e compartilhar a medicina. O senso do lobo é muito aguçado e a Lua é sua aliada de força.

A medicina do lobo permite que o professor de dentro de nós aflore para ajudar os filhos da Terra a compreender o Grande Mistério da vida.

Representa o professor, a criança interior, a união.

Viaja nos caminhos espirituais do amor, do Curador. Indica o caminho da cura da nossa criança interior promovendo a evolução com maturidade. É o portaldas emoções.Como você sente!


URSO – DIREÇÃO DO OESTE – ESPÍRITO DA TERRA

O urso entra numa caverna e hiberna, digerindo as experiências que vivenciou. Ele se reconecta com a Mãe Terra, numa introspecção intensa, para depois ressurgir na primavera da alma, num renascimento, quando tudo está brotando novamente. Nesse período nada do que está lá fora importa, apenas o refazimento, o ato de pensar sobre as atitudes tomadas, acreditando que as respostas estão dentro de nós mesmos. Introspecção, intuição, cura física, consciência, ensinamentos e curiosidade.

Representa o seu curador interior, a introspecção e a cura física.

Viaja nos caminhos espirituais do Guerreiro. Indica o caminho da cura física em um sentido amplo que envolve além do seu corpo físico, envolve também sua prosperidade. É também o portal de introspecção, a quietude, o silêncio da alma que é necessário na vida. Como você se expressa!


“Se você falar com os animais eles te ouvirão.”

Victor Hugo